Como o uso de ferramentas de atribuição podem ajudar os afiliados a entenderem seu verdadeiro valor na jornada do consumidor

Pessoas trabalhando em uma mesa

Todos os dias, a rede de afiliados reuni grandes quantidades de dados e informações do consumidor. Porém, frequentemente, esses dados não são utilizados de forma eficaz, sendo usados apenas para calcular comissões.

Por meio do ecossistema da Rakuten, temos acesso a uma enorme quantidade de dados dos usuários em toda a sua jornada online, o que nos dá uma visão substancialmente rica sobre desempenho dos afiliados. O entendimento do valor do afiliado além do último clique, nos ajudou a criar novas métricas de desempenho, como:

  • Custo de novas visitas;
  • Influenciador da venda (que é atribuída aos afiliados que são o primeiro ou único ponto de contato na jornada do usuário);
  • Venda assistida vs. último clique

Usamos essas métricas para fornecer aos anunciantes dados sobre quais os afiliados são mais adequados aos objetivos de sua campanha e aos dados de benchmarking para ajudar a tomar as decisões certas ao integrar novos parceiros.

Por outro lado, esses dados equiparam os afiliados com o insight para formar novas parcerias e mostram o seu valor, que costumam ser negligenciados em um modelo de último clique.

Abaixo, mais alguns exemplos de como usamos nossos dados atribuídos para agregar valor a nossos afiliados em toda a rede:

O valor do cashback no setor de Moda de luxo

Os varejistas de luxo às vezes hesitam em trabalhar com os afiliados de cashback, pois nem sempre se alinham com o posicionamento da marca. No entanto, usando dados de atribuição, descobrimos que o cashback pode agregar valor e desempenhar um papel fundamental na jornada de compra.

Para um de nossos clientes, lojista desse segmento, os dados revelaram que o valor médio do pedido (AOV) foi 55% maior quando um afiliado de cashback fez parte da jornada do usuário. Além disso, para uma marca de beleza de alta qualidade, descobrimos um aumento de 71% na receita atribuível em comparação com o último clique.

Conduzindo novas parcerias

Progredimos em conversas entre um de nossos principais afiliados de vouchers e uma famosa marca de joias de rua para implementar um teste de parceria. Sem nossas informações adicionais de atribuição, isso não teria ocorrido devido a equívocos comuns nesse segmento.

Conseguimos mostrar ao varejista, que com a utilização de afiliados de cupons específicos foi possível atrair novos clientes e iniciar um grande aumento no número conversões. Isso gerou confiança para executar esse teste e formar novas parcerias.

Modelos de pagamento

Para aproveitar ainda mais os dados de atribuição, vimos vários de nossos clientes passarem para um modelo de pagamento atribuído. Isso os ajudou a garantir que os orçamentos de marketing sejam investidos efetivamente com os parceiros afiliados para gerar um ROI maior. Além disso, esse método ajudou os anunciantes a entenderem cada um dos pontos de contato individuais no caminho cada vez mais complexo de conversão do cliente.

Para um de nossos clientes, dividir a comissão entre todos os afiliados na jornada aumentou o número de afiliados que receberam comissões. Analisando os dados, também descobrimos que 34% das jornadas do cliente antes da concretização da compra continham mais de um afiliado e 17% das transações envolvendo apenas um afiliado durante a jornada continham várias interações com ele antes do fechamento da compra. Esses dados nos deram uma percepção consideravelmente maior sobre a função que cada afiliado desempenha na jornada do cliente e, mais importante ainda, que mais afiliados estão recebendo crédito por sua contribuição nas vendas.

Por fim, concluímos que ferramentas de atribuição são essenciais para entendermos o que aconteceu além do último clique do consumidor antes de ser direcionado para a loja, e também para entender qual afiliado é mais importante para cada tipo de estratégia do varejista.

Se você ficou interessado em obter informações sobre nossa ferramenta de atribuição, entre em contato com nossa equipe:

Para Anunciantes: rm-csbr@mail.rakuten.com

Para Afiliados: rm-suportebr@mail.rakuten.com

Equipe Rakuten Marketing,”